quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pesquisa de trabalho e escolaridade.

Nós da turma 192 da Escola Vila Nova, fizemos uma pesquisa sobre Trabalho e Escolaridade. Os locais escolhidos foram os bairros Vila Nova e Bom Pastor, onde o resultado foi surpreendente.
Fomos em mais de 40 residências, e estávamos em 5 alunos onde cada um tratou de um assunto. Muitas pessoas não quiseram revelar seu salário real e muitos não quiseram nem ser entrevistados. Mas conseguimos encontrar 40 pessoas dispostas a responder o questionário, e com a cooperação destas 40 pessoas conseguimos afirmar que 50% das pessoas param de estudar para trabalhar e, na maioria das vezes, para ajudar suas famílias.
Na questão do salário real, 55% das pessoas vivem com um salário mínimo ou pouco mais, tendo de gastar com alimentação, roupas, estudo, fazendo dívidas, muitas vezes por não ter um bom emprego, por causa de sua pouca capacitação. Entre os entrevistados, 56% das pessoas queriam ganhar de R$ 400,00 á 1000,00 e 43% queria ganhar R$ 1.500,00 á 5.000,00, e 27% das pessoas são aposentadas . 70% das pessoas que trabalham começaram a trabalhar com 14 anos de idade, colocando o trabalho em primeiro lugar. 30% das pessoas entrevistadas começam a trabalhar com mais de 14 anos, e 57% das pessoas tem experiência da trabalho em fábricas de calçados.
Essa foi nossa pesquisa, com o objetivo de mostrar que muita gente não ganha um bom salário e ás vezes nem vive em boas condições.
E essa pesquisa também serviu para a gente parar e pensar que temos que dar valor ao dinheiro que ganhamos, pois há muita gente fazendo dívidas com futilidades , e esse é um dinheiro que poderia ajudar muita gente que precisa.
Enfim. esse trabalho tinha o propósito de pesquisar quanto dinheiro as pessoas hoje em dia vem ganhando, mas serviu para perceber outras coisas também, como a questão da solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário